domingo, 30 de agosto de 2009

Muito talento e criatividade!!!!


Algumas professoras em conjunto com a vice diretora de nossa escola estão mostrando seus dotes artísticos, regados com muita criatividade e dedicação em benefício da nossa escola, e consequentemente da qualidade desta.

Estas tiveram a idéia de confeccionar chaveiros, rabicós de cabelo, colares e bolsas com doações de tecidos feitos a nossa escola. Todas estas confecções são embelezadas com fuxicos feitos pelas próprias profes. Toda a verba arrecadada ajuda no auxílio das despesas mensais de nossa escola. Todas as peças feitas até então tem sua individualidade e qualidade. As professoras envolvidas neste movimento estão de parabéns, pois recebem elogios diariamente aonde quer que suas confecções passem. A amostra desse trabalho pode ser conferida na secretaria de nossa escola, com algumas peças prontas.

sábado, 29 de agosto de 2009

A caminhada pela inclusão...

Nesta sexta-feira dia 28/08 a APAE de Taquara realizou o 2º encontro de Inclusão. Na ocasião estiveram presentes diversos setores da educação de nosso município.
Nossa escola também se fez presente neste evento, e como convidada apresentou um breve relato sobre como vem sendo feito o trabalho inclusivo em nossa escola, as facilidades e as dificuldades apontadas pelos próprios professores para realizar este processo em nosso fazer pedagógico. Com base nas respostas das professoras, refletimos que ainda muito nos falta para dizermos que fazemos a inclusão de fato em nosso ambiente escolar. Seja por questões materiais, pedagógicas ou estruturais, que ainda dificultam este movimento pleno. Porém, vale ressaltar que cada ano que passa damos os primeiros passos, passos pequenos, mas que já fazem a diferença na vida de alguns sujeitos excluidos de nossa sociedade.
Atualmente podemos contar com alguns recursos que auxiliam este processo inclusivo. Temos em nossa escola auxiliares pedagógicas que acompanham alunos que necessitam de ajuda em sua locomoção. Contamos também com o Laboratório de aprendizagem que recebe crianças de nossa escola que necessitam de um atendimento individualizado. Também temos o próprio reforço escolar feito em nossa escola que auxilia os alunos com dificuldades de aprendizagem. E por fim, o atendimento na Helfen, que faz um trabalho específico com as necessidades de alguns alunos que precisam de atendimento especializado, como fono, fisio, psicólogas, psicopedagogas....Mas, o mais importante é contarmos com uma equipe de professoras que fazem o possível e muitas vezes o impossível para auxiliar estes alunos..
Parabéns ao trabalho de todas nós....

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Escola Nereu contra a Gripe A

No dia 17 de agosto, no retorno das férias prolongadas, os alunos da turma 121 - 3º ano utilizaram esta aula para esclarecer o porque permaneceram mais tempo em casa. Nesta manhã lemos uma reportagem do jornal Zero Hora que trazia notícias atualizadas sobre a gripe A. Os posicionamentos dos alunos frente ao que estão diariamente vendo nos meios de comunicação, contribuiram muito para nosso momento de reflexão coletiva.
Depois de toda esta conversa elegemos algumas prioridades de higiene para termos como hábito, que ajudarão no combate a nova gripe. Logo após esta conversa, já era visível a atitude consciente entre os próprios alunos...Parabéns!!!!!
Para finalizarmos, fizemos um painel coletivo para expormos em nossa escola, para ajudarmos a conscientizar os alunos e os pais. Usamos como referência as dicas de prevenção contra a gripe A do site do Governo do Rio Grande do Sul.

Turma 121 e profº Melissa

Viagem a Serra


A turma 103 - 1º ano, vencedora da Gincana Julina da Escola Nereu escolheu como prêmio uma viagem para Gramado e Canela. Todos estão muito animados com o passeio, e esperando ansiosos até o dia tão esperado. O passeio será somente em Novembro, para não termos qualquer problema com a gripe A...
Os lugares visitados, incluem o Mundo a Vapor, a fábrica de chocolates e a tão esperada Aldeia do Papai Noel. Os alunos estão ensaiando desde já o que vão falar quando chegarem pertinho do bom velhinho....
Ah! A foto mostra a festinha caipira realizada dentro da nossa sala, que teve bastante animação e aprendizado.
Profº Melissa Flores

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

NOVIDADES

Depois das férias prolongadas os alunos da Escola Nereu poderão contar com mais uma novidade para auxiliar em seus estudos. Estará disponível no laboratório de informática a internet, graças ao empenho de todos na nossa festa julina, pois com parte de nosso lucro o CPM e CE elegeram como prioridade a aquisição da mesma.
Pessoal, nossa dica é que cada um saiba aproveitar da melhor forma esta ferramenta tão importante.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Formação Continuada

As professoras Marisa, Melissa e Taiane participaram recentemente de um curso na área da Educação Inclusiva, oferecido pela Helfen (Escola Especial) em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Taquara.
O curso realizado em horas teóricas e práticas proporcionou a repensarmos o atual cenário voltado a educação inclusiva dentro de nossos espaços escolares. Nestes encontros pudemos perceber o movimento de enxergarmos o nosso aluno especial de uma forma diferente, valorizando a suas habilidades adquiridas até então.
Estes momentos de reflexão coletiva também serviram para analisarmos e levantarmos apontamentos de como construirmos uma educação inclusiva de maior qualidade dentro dos espaços escolares municipais.

Festa Julina



No dia 09/07 aconteceu em nossa escola a festa Julina. Neste dia tivemos um cenário de muita animação, brincadeiras e diversão. No decorrer da festa foi divulgado o nome dos vencedores da 3º Gincana Julina e do casal caipira. Todas as equipes participaram com muita dedicação e respeito, pensando principalmente em ajudar a nossa escola. Parabéns equipes!!!!!

Levando em consideração o empenho dos alunos que concorreram ao casal caipira da escola Nereu, a equipe organizadora do evento decidiu premiar dois casais (1º e 2º lugar). Estes receberam uma faixa e uma caixa com presentes.

1º lugar: Vitor (4ºano)e Camila (1º ano)

2º lugar: Rafael (2º ano) e Kauana (4º ano)

A equipe vencedora foi a Equi Julina (1º ano) que ganhou um passeio por conta da escola. Este ano, a equipe que ficou em segundo lugar também terá direito a um passeio.... Boa viagem a todos!!!!