sábado, 29 de agosto de 2009

A caminhada pela inclusão...

Nesta sexta-feira dia 28/08 a APAE de Taquara realizou o 2º encontro de Inclusão. Na ocasião estiveram presentes diversos setores da educação de nosso município.
Nossa escola também se fez presente neste evento, e como convidada apresentou um breve relato sobre como vem sendo feito o trabalho inclusivo em nossa escola, as facilidades e as dificuldades apontadas pelos próprios professores para realizar este processo em nosso fazer pedagógico. Com base nas respostas das professoras, refletimos que ainda muito nos falta para dizermos que fazemos a inclusão de fato em nosso ambiente escolar. Seja por questões materiais, pedagógicas ou estruturais, que ainda dificultam este movimento pleno. Porém, vale ressaltar que cada ano que passa damos os primeiros passos, passos pequenos, mas que já fazem a diferença na vida de alguns sujeitos excluidos de nossa sociedade.
Atualmente podemos contar com alguns recursos que auxiliam este processo inclusivo. Temos em nossa escola auxiliares pedagógicas que acompanham alunos que necessitam de ajuda em sua locomoção. Contamos também com o Laboratório de aprendizagem que recebe crianças de nossa escola que necessitam de um atendimento individualizado. Também temos o próprio reforço escolar feito em nossa escola que auxilia os alunos com dificuldades de aprendizagem. E por fim, o atendimento na Helfen, que faz um trabalho específico com as necessidades de alguns alunos que precisam de atendimento especializado, como fono, fisio, psicólogas, psicopedagogas....Mas, o mais importante é contarmos com uma equipe de professoras que fazem o possível e muitas vezes o impossível para auxiliar estes alunos..
Parabéns ao trabalho de todas nós....

Nenhum comentário:

Postar um comentário